Nós seres humanos, somos sociáveis, portanto precisamos desenvolver certas habilidades sociais de forma que precisamos viver em harmonia com as outras pessoas. Para sobreviver e desfrutar de uma vida emocionalmente saudável, precisamos dos outros, e de adquirir também nossas habilidades para agregar os sucessos sociais que possuímos.

Experimentamos um conjunto de comportamentos quando interagimos através de nossas habilidades sociais, precisamos sermos rápidos e eficazes para elevar uma satisfação pessoal.

Em muitos casos, somos interpretador pela forma que agimos, isso acontece de acordo com algumas habilidades sociais que temos. Os seres humanos conseguem adquirir e desenvolver essas habilidades com práticas até mesmo quando adulto, porém, é necessário ter paciência e tempo para desenvolver essas habilidades adequadamente

A seguir uma lista com várias habilidades sociais consideradas essenciais para termos sucesso nos relacionamentos e na sua vida.

1. Escuta ativa

Existe uma diferença enorme entre escutar e ouvir. Ouvir é importante na sua comunicação. Mas na maioria dos casos, não percebemos, nós prestamos muito mais atenção nos nossos pensamentos e vamos falar exatamente sobre o que o outro está falando. Escutar de forma ativa não significa prestar atenção aquilo que o outro está dizendo, mas ter a plena consciência das emoções e da linguagem não verbal que o outro tenta transmitir. Precisamos praticar a ‘’ Escuta Ativa’’ para não voltarmos nossa atenção só pra si, dessa forma nos tornando mais empáticos.

2. Assertividade

Uma das habilidades sociais mais importantes é a assertividade. Quando a pessoa é assertiva, expressa sua opinião de modo adequado, e defende seu ponto de vista, mas sempre respeitando a opinião dos outros. Por isso, a assertividade é fundamental para fazer uma comunicação de forma eficaz com outras pessoas, também é importante pro nosso próprio bem-estar, uma vez que não falamos o que realmente sentimos ou pensamos.

3. Compreensão emocional

A aceitação e compreensão da experiência emocional de outras pessoas, irá melhorar a qualidade das relações interpessoais, fazendo com que os outros sintam compreendidos e reconhecidos. A sua confiança na outra pessoa aumenta e ela será capaz de se abrir com você de uma forma mais fácil, verbalizando o que realmente pensa e sente, assim transforma a comunicação em algo eficaz.

4. Empatia

A capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas, se chama empatia, tentando sempre entender o que o outro está sentindo. Uma das melhores habilidades sociais, pois nos ajudam a saber como se comportar com relação aos sentimentos de outras pessoas, também nos faz adaptar de uma forma mais ampla, diversas situações sociais.

5. Negociação

É preciso saber negociar nos dias de hoje, e para ter uma boa capacidade de negociação, precisamos ser que nem nossos colegas de trabalhos, ou parceiros que demonstram essas habilidades no dia a dia. Em nossa sociedade atual, gerar conflitos com outras pessoas é bem comum, e pode surgir a qualquer momento, aprender a gerir e negociar com outras pessoas de forma saudável é essencial para mantermos uma boa relação no trabalho e em nossa casa.

6. Respeito

Quando respeitamos as crenças, valores e ideias das pessoas, elas ficam mais dispostas a se relacionarem conosco, pois demonstramos respeitos a elas. Sempre precisamos respeitar a forma de pensar diferente da nossa. O contato visual pode ser um bom indicativo em relação ao respeito, indicando sinceridade, a partir do momento que o interlocutor sente que sua opinião está sendo considerada. O desrespeito é um dos casos mais odiados, e em muitos casos intolerável perante nossa sociedade.

7. Credibilidade

Para termos atenção, nossa credibilidade é necessária para ganharmos confiança dos outros. A base fundamental é o respeito, a credibilidade toda as pessoas receptivas, e a importância disso é que sempre sejamos consistentes com nossas falas e atitudes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *