Dentro do desenvolvimento pessoal, estão englobadas competências e habilidades que auxiliam na vida particular e no trabalho. Inteligência emocional, gerenciamento de tempo, boa comunicação e habilidades interpessoais são alguns fatores.

A seguir, destacamos os motivos para você investir nos dois tipos de desenvolvimentos e como eles agregam na sua carreira.

1. Ampliar o autoconhecimento

Definir o que se espera do futuro, é o primeiro passo que você deverá traçar para um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Você deve desenhar a vida que almeja daqui alguns anos, e o que define essas escolhas é apenas você, e deve-se começar imediatamente!

Essa perfeita oportunidade pode estabelecer prioridades as quais tem valores relevantes para colocar ordem de importância na sua vida. Alguns exemplos de valores são: poder de reconhecimento, status, segurança, liberdade etc.

2. Atingir metas

Quando se sabe o caminho, é bem mais fácil chegar até o destino, não é mesmo? Já imaginou seu futuro perfeito? Está na hora de atingir metas, com criações que irão fazer você chegar lá.

Se você deseja ser um profissional de destaque em sua área, deve-se traçar um caminho pra esse objetivo, podendo escolher um nicho ou um estilo pouco explorado para sua especialização, escolher cursos, participar de concursos e premiações, escrever artigos, são um dos requisitos recomendados.

3. Manter suas conquistas

Você conseguiu atingir todos os objetivos, e se esforçou pra isso. Parabéns! Agora basta você saber que o êxito não pode ser esquecido assim que conquistado. Sempre é necessário empenhos e comprometimentos para mantê-lo.  Você precisará se atualizar sobre as novidades da sua área para se manter frente ao assunto, faça disso seu diploma.

4. Destacar-se

Existem muitos funcionários competentes dentro das empresas, e eles geralmente tem o mesmo nível de conhecimentos e habilidades profissionais. Caso você tenha uma oportunidade boa, você seria um profissional adequado para exercer o cargo. Aspectos como liderança é um requisito pros funcionários que tem mais habilidades, Essas capacidades devem ser treinadas e aprimoradas por qualquer pessoa, e aumentar as chances de uma premiação futura.

5. Aprender coisas novas

Muitas vezes a gente fecha nossa mente diante a zona de conforto e perdemos inúmeras oportunidades por não enxergarmos o que está acontecendo em nosso redor. Estratégias, técnicas e novas tecnologias surtem diariamente. A chama da curiosidade é o aprendizado, manter essa chama é metade desse processo para desenvolvermos de forma pessoal e profissional.

6. Estar bem preparado

Se você perceber, o mercado de trabalho está em constante mudança e isso já não é nenhuma novidade. Porém, muitas pessoas estão desprevenidas e são pegas de surpresa com situações que poderiam ser previsíveis. Nas questões tecnológicas isso é bastante comum, quando um sistema se torna obsoleto precisa ser substituído por um moderno,

Se você tiver um desenvolvimento adequado não irá ter problemas com esses tipos de mudanças, pois o profissional sabe da possível atualização e está preparado e capacitado para a possível transição.

7. Falar e escrever melhor

A leitura é um dos meios mais acessíveis para se dedicar ao desenvolvimento pessoal e profissional. Diversos assuntos em comum abrangem praticamente todas as habilidades sociais. Se você ler um livro de economia, por exemplo, você não está apenas aprimorando uma questão econômica em si, mas também está melhorando sua linguagem e vocabulário.

O poder do hábito de Charles Duhigg, é um bom começo pra essa nova jornada, o autor mostra que os hábitos funcionam no nosso dia dia de diversas formas, mas não podemos modifica-los para nossos próprios benefícios. Por exemplo, se você trocar o hábito de assistir TV pela leitura que trarão benefícios completos em nossas vidas.

Se você definiu que sua meta é melhorar sua comunicação e relação interpessoal, existe um livro bastante recomendado que se chama Como fazer amigos e influenciar pessoas, do autor Dale Carnegie. Você irá aprender no livro, como criar relações de amizades profissionais, e causar uma boa impressão para desenvolver elos que podem seguir por anos a fio.

O livro de Stephen Covey, Os 7 Hábitos das pessoas Altamente Edicazes, é um dos principais quando o assunto é procrastinação. O autor promete elevar a produtividade do leitor, e ajudar a fazer escolhas acertadas sobre seu tempo profissional e pessoal.

Não é rápido esse processo de desenvolvimento profissional e pessoal, devendo seguir durante toda carreira e até depois. Tente transformar esse processo em divertimento pra elevar seu ânimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *